Talvez tenha sido o azul do mar, ou quem sabe o brilho do sol. Os motivos podem variar, mas o fato é que Côte d’Azur ou Riviera Francesa é um lugar apaixonante que serviu de inspiração para a arte de grandes nomes da pintura internacional.
Já passamos 03 verões inesquecíveis lá (2008, 2009, 2010) e toda vez que partimos o coração fica apertado.
Reconhece-se o lugar pelo aroma. Absolutamente inconfundível. O visitante é guiado pelos perfumes de coentro, manjericão e alecrim. Assim é Nice, olfativa e temperada.
Os sabores e aromas da Provence |
A quinta maior cidade da França é o centro da Côte d’Azur e tem um encanto muito especial. Ainda com as suas praias banhadas por um mar turquesa, repleta de palacetes da Belle Époque. Ainda com a sua luz branca, encantadora. Mas muito mais cosmopolita.
O mediterrâneo está ali. A poucos passos, como se existisse uma linha tênue delimitando as cores e os aromas do bairro antigo e as águas espumantes do oceano.
Ao entrar na avenida principal da cidade, Promenade des Anglais, tivemos a certeza que a viagem havia começado bem. O azul do mar e o sol forte do verão convidavam para um passeio ao longo de sua orla (7 km ), cercada pelo Mar Mediterrâneo e decorada com palmeiras
Promenade des Anglais. |
Se a sua intenção é entrar na água, prepare-se, a praia não é feita de areia, mas pedras arredondadas de cristais de rochas, o que é bem desagradável para os pés. No verão as estruturas montadas nas praias oferecem um conforto extra aos visitantes, com tapetes e até lounges a beira praia.
Bacana é ver os franceses em sua hora sagrada de almoço (no verão é geralmente de às 16h), aproveitando o sol, e despindo-se de ternos, roupas, o que estão vestindo e deliciando no mar, as vezes em trajes íntimos ou até mais ousados.
Vale tudo para aproveitar o sol do verão, depois de meses sem o calor e sem aquela luminosidade que tanto dispertou artistas de várias épocas.
Saindo da praia e atravessando essa avenida, o destaque são as imponentes construções do estilo “Belle Époque”. O hotel Negresco é seu maior representante. Erguido em 1911, ele é considerado um dos dez hotéis mais luxuosos do mundo.
hotel Negresco |
Paralela a Promenade des Anglais fica a parte mais autentica de Nice.
A Vieux Nice (vila antiga) começa aos pés da Colline du Château (colina separa a cidade velha do porto) e se estende até a Place Masséna.
Queda d'água na Colline du Château |
No topo da colina pode-se ver toda Nice de vários ângulos. Porto de Nice |
A região de Vieux Nice é nossa paixão, onde nos perdemos por um labirinto de ruelas estreitas, com construções históricas, de influência italiana, pintadas em cores vibrantes, cheia de vida local e forrada com os mais interessantes restaurantes, bistrôs, galerias, clubes noturnos e lojinhas.
La Cure Gourmande, a perdição |
Não deixem de visitar na Vieux Nice a Boutique Alziari, uma perdição. |
Bem no coração da área antiga fica a Cours Saleya, uma via somente para pedestre e famosa pelo Marché aux Fleurs (Mercado de Flores). Todas as manhãs (exceto às segundas-feiras) o calçadão fica lotado de quiosques das mais diferentes espécies de flores, frutas e verduras. Uma verdadeira profusão de aromas.
As segundas, todas as noites dos meses de junho a setembro, a Cours Saleya dá lugar para uma feira de arte e antiguidades
As segundas, todas as noites dos meses de junho a setembro, a Cours Saleya dá lugar para uma feira de arte e antiguidades
É sempre uma delícia observar os charmosos franceses. |
Ao lado da Place Garibaldi, chega-se a Place Masséna, o centro comercial de Nice. Com edifícios com entradas em arcos e de cor-de-rosa. Lá passa a linha de metrô de Nice. Grandes lojas de departamento como a Galeria Lafayette e grifes internacionais concentram-se nessa área.
Place Masséna |
Galeria Lafayette |
Sinônimo de cultura, Nice oferece aos visitantes 19 museus e galerias. A maioria deles fica no alto da colina do Le Château, local onde a cidade teve origem. O balneário conta ainda com muitos monumentos (mais de 30) espalhados por todos os cantos, além de uma valiosa arquitetura que mescla ruínas antigas com prédios art nouveau.
Para ver uma boa exposição, comece pelo museu de Arte Moderna e Contemporânea, com obras ícones da chamada pop-art. Depois, o Museu Matisse, no alto da colina Cimiez, reserva a coleção do famoso pintor local, Henri Matisse. Enquanto o Museu Beaux-Arts tem uma galeria dedicada ao período conhecido, na França, como Belle Époque.
(http://www.ci.com.br/guia-mundo/especial-cidades.nice/)
Em Cours Saleya não deixe de experimentar a “socca”, prato típico de Nice. Composto por um crepe de grão de bico recheado com azeite de oliva. Ele deve ser degustado bem quente e com bastante pimenta.
Mapa de Nice, com destaque no centro velho / clique no mapa para ampliar |
Mapa de Nice / clique no mapa para ampliar |
Dicas práticas:
Os tomates (sem nenhuma acidez) cerejas e pêssegos dessa região são um espetáculo. No verão "se jogue" nos vinhos rosés.
Visite o Marche aux Fleurs, o mercado das flores, no caminho de Saleya. È montado de terça-feira a domingo, das as no verão, e das as no inverno.
Não deixe de visitar Le Château (colina do Castelo), onde o duque de Sabóia construiu um castelo, que foi posto abaixo em 1706. A colina transformou-se em um jardim de pinheiros e flores exóticas. Pode subir andando ou de elevador. A vista da cidade e do mediterrâneo é espetacular. O parque funciona diariamente, a partir das
Nice tem carnaval, mais informações: Carnaval de Nice
Site das linhas de ônibus e trem da Côte d’Azur
Para se localizar e tirar as dúvidas
Para o turista em Nice
0 comentários:
Postar um comentário