Direitos Autorais

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Panzano in Chianti - Toscana

Panzano in Chianti é uma comuna de Greve in Chianti, situada numa colina sobre a cênica Via Chiantigiana (SS 222), exatamente 
 entre Firenze (34 km) e Siena. Talvez Panzano fosse registrada em nossas histórias de viajantes “apenas” por ser mais uma daquelas comunas que caprichosamente se harmonizam nas colinas do Chianti. Contudo, Panzano passou a ter uma singularidade para nós

Em junho/2009 quando fazíamos nosso primeiro grande giro pela Toscana decidimos que nas férias seguintes ficaríamos em alguma casinha de uma das comunas. Planejamos e determinados seguimos com nosso plano, a começar, claro, por uma pesquisa.  




Encontramos então uma pequena propriedade produtora de azeites e vinhos em Panzano (Podere Felceto – um achado!). Simplesmente compramos a idéia e o lugar pela primeira foto que vimos. Era um quarto disfarçado de casinha ao melhor estilo toscano: rústico no visual mas com sutilezas e encantos por todas as partes, colocadas pelas mãos da Jussara (proprietária) e pelas mãos da natureza.

Podere Felceto, com duas casas e um chalé de pedras, fica no alto da propriedade rural. A sede foi erguida no século 15. É cercada por um grande olival, um vinhedo e um belíssimo bosque cortado por uma estrada de origem romana. Do alto da colina é possível avistar o Rio Pesa e a paisagem do Chianti.




Recepção cheia de mimos...




Café da manhã preparado com carinho por Jussara.


Essa flor só floresce 01 vez ao ano, e suas flores duram um único dia.
Foi exatamente isso que presenciamos.

Igreja Santa Maria Assunta - legado do Império Romano

Panzano, originalmente um castelo medieval, ainda preserva algumas de suas antigas muralhas e torres. Ela é pequena e podemos observar seu charme pela simplicidade da sua gente, pelo traçado das poucas ruas, pela sua vida cotidiana. A igreja (Santa Maria Assunta - legado do Império Romano) é uma das atrações, foi completamente restaurada há um século. 




No lado oposto da cidade, existe uma "outra" Panzano, que recomendamos aos adeptos ao Slow Food e aos apaixonados pela gastronomia local: A L’Antica Macelleria Cecchini. Esse açougue (isso mesmo!) tornou-se um ícone da pacata Panzano e para toda Toscana. Dario Cecchini, o proprietário, é tido como um embaixador da cidade, pois com seu trabalho ele não só a promove, mas também perpetua a tradição culinária em torno da carne. 
Vale dizer que a família Cecchini está nessa atividade há 250 anos. Foram testemunhas do nascimento de inúmeros pratos típicos, como é o caso da Bistecca alla fiorentina. O modo de cortar, de preparar, de cozinhar a carne. Tudo tem seu ritual e ciência. (ver post especial sobre). 


Estrada para Podere Felceto

Panzano ainda reserva outros pequenos restaurantes e enotecas. Não com a expressão das casas do Dario, mas gostosos e sempre convidativos. 
Para nós, visitar o comércio local é sempre uma atração e foi exatamente no primeiro dia que todo aquele contexto nos inspirou fazer algo ao melhor estilo Panzano: um piquenique em nosso cottage (nome dado a esse tipo de habitação que locamos por esses inesquecíveis dias). 




Passamos em um sacolão e compramos algumas fatias de presunto toscano, tomates, pão toscano (aquele bem cascudo), azeite, pesto, mussarela de búfula, verduras e um Chianti Clássico.



Ao chegar ao cottage fomos para uma mesa ao ar livre e montamos a mesa que ganhou um ingrediente prá lá de especial: um pôr do sol daqueles bem dourados que fazem os verões serem sempre uma pausa para contemplação. Interessante nisso é sentir que diante daquele cenário impecável, bate uma certeza de que se a paz tem um endereço e um estilo de vida, arriscamos dizer que a resposta é: Toscana, la dolce Toscana. Com aquela paz de espírito degustamos lentamente nosso piquenique…e até hoje sentimos seu sabor que será renovado em muitos outros verões.




Dicas e informações

Como chegar a Panzano partindo de Firenze: alugue um carro, moto ou bicicleta (é comum na S222 – a via do Chianti – ciclistas. Embora não haja acostamentos, essa charmosíssima estrada regional tem tráfego pequeno e lento e permite fazer esse “pedal”, mas é preciso preparo para superar os aclives, afinal, a Toscana é um mar de colinas).
 

Também é possível chegar de ônibus SITA. A estação rodoviária fica a 100 metros à esquerda da estação ferroviária (SMN) em Firenze. A viagem dura uma hora. Há dois itinerários, via Grassina e através Ferrone. A estrada Grassina é a "Chiantigiana". No verão, a partir de meados de junho até o final de julho, há uma linha adicional entre Florença e Siena que para em Panzano as terças e quintas-feiras. Para o calendário, pergunte na estação SITA em Florença ou em estabelecimentos em Panzano que vendem os bilhetes.

Festival Vino al Vino: é um festival de vinhos realizado na terceira semana de setembro (15 a 18 setembro de 2011) na praça principal de Panzano (Piazza Bucciarelli). Vinhos de muitas adegas de Panzano ficam disponíveis para serem provados. O ingresso é um copo de prova (12 euros) para experimentar os vinhos em exposição nos estandes das 19 vinícolas. Há música e ambiente festivo. Barracas de comida também estão presentes. Música ao vivo no sábado e no domingo à tarde.

Aqui estão os mais importantes festivais e feiras que ocorrem dentro e em torno de Panzano.

Se tiver oportunidade, fique em um hotel ou quarto em propriedades rurais preparadas para o agriturismo. Uma ótima opção é Podere Felceto. Diária do cottage, para o casal 120 euros


0 comentários:

Postar um comentário